terça-feira, 19 de março de 2019

Peniche, a capital das ondas

Peniche, a capital das ondas


Hoje visitamos as grandes ondas de Peniche, a cidade mais ocidental da Europa e onde está localizado o maior porto tradicional de Portugal, com excelentes infraestruturas para o turismo e para actividades ligadas ao mar.
Peniche é uma cidade do distrito de Leiria, junto ao Oceano Atlântico, ao Cabo Carvoeiro e ao arquipélago das Berlengas.
Chegamos a Peniche vindos de Óbidos pela autoestrada A8 até Pinhal, e daqui pela nacional 114 rumo ao mar passando por Atouguia da Baleia. Separa-nos do Porto uns 240 quilómetros, cerca de 8o quilómetros de Lisboa e 380 de Faro. Novas paisagens se nos apresentam pela frente que nos obrigam a contemplá-las quase com respeito devido à sua grande beleza e pelo imenso património histórico, cultural e religioso.
Peniche tem uma enorme variedade de recursos para agradar ao turista. As extensas praias ao longo da costa são consideradas ideais para a prática de todo o tipo de desportos náuticos e especialmente procuradas pelos surfistas. Peniche é conhecida como a capital da onda portuguesa.
Fortificações e monumentos religiosos constituem o imponente património de Peniche. O artesanato local também é muito admirado, onde se destacam as famosas Rendas de Bilros.
Consequência directa da sua estreita relação com o mar e da tradição piscatória das suas gentes, a gastronomía de Peniche é dominada por pratos que incluem peixe e marisco, sendo sobretudo conhecida a “caldeirada de Peniche” e a sardinha assada. Mas também os doces marcam a sua presença com especialidades locais que não podemos deixar de saborear como os Pastéis de Peniche, os Amigos de Peniche, e uns biscoitos de amêndoa chamados “esses” que são as principais especialidades, fazendo da gastronomia um dos pontos altos e mais atractivos desta região.
Mas a nossa missão é descrever e descobrir as praias de Peniche, assim logo após uma visita pelos pontos de interesse da cidade, vamos visitar as belas praias desta zona.
A lista é extensa e composta pelas seguinte praias: Supetubos, Praia do Porto do Areia Sul, Praia da Cova de Alfarroba/Baía, Praia da Gamboa, Praia de Peniche de Cima, Praia do Baleal Campismo, Praia do Baleal Sul, Praia do Baleal Norte/Lagido, Praia da Consolação, Praia de São Bernardino e Praia do Molhe Leste.
A poucos quilómetros do Porto de Peniche ficam as Ilhas Berlengas, que escondem um mundo de segredos naturais impossíveis de ignorar.
As praias do Baleal são ideais para quem se quer iniciar na prática do windsurf e formam um extenso areal banhado por águas relativamente calmas. Aqui encontramos campos de ténis, piscinas, discotecas e um centro hípico.
Com tantas tentações junto a um mar de aguas transparentes, praias limpas e ordenadas que se estendem por vários quilómetros desde a Foz do Arelho até Santa Cruz, mais o imenso património natural e arquitectónico, abandonar as praias de Peniche parece um acto pouco recomendado se o que procuramos é um lugar onde a alma e o corpo encontrem paz.

domingo, 10 de março de 2019

São Bernardino (Atouguia da Baleia)

São Bernardino (Atouguia da Baleia)


São Bernardino é uma aldeia da freguesia de Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, distrito de Leiria. Pertence à diocese de Lisboa e à região de turismo do Oeste. Tem uma população média de cerca de 350 habitantes. Situada junto ao mar é conhecida pelas suas praias que são três (praia dos Banhos, a única concessionada; Praia dos Frades e Pedrogãos) é muito concorrida principalmente nos meses de verão. A localidade tem como aldeias vizinhas a norte a Consolação, a Sul Pai Mogo, e a Este Geraldes e Casais do Júlio.
O nome da terra deve-se à instalação de monges franciscanos num convento construído no século XV, o Convento de São Bernardino, naquela localidade e que escolheram para seu santo padroeiro São Bernardino de Siena, que cumpre o seu feriado a 20 de Maio. Convento este que foi transformado em escola agrícola sob a alçada da Casa Pia de Lisboa em 1910 com a implantação da República e com o anticlericalismo que esta trouxe consigo. Posteriormente foi reconvertido em colégio correccional feminino e mais tarde masculino já sob a batuta do Ministério da Justiça.[1] Em 2007 este espaço foi vendido a particulares.
A 20 de Maio cumpre-se também o aniversário da fundação da União Desportiva e Cultural de São Bernardino, vulgo UDCSB ou apenas União, que constitui uma colectividade de utilidade pública sem fins lucrativos criada em 1950.
As cores oficiais da União são o amarelo e o azul, o emblema é dividido na vertical em duas fracções: a da esquerda amarela com a imagem de um livro sobreposta, a fracção da direita é de cor azul com uma clave de sol, ao centro uma bola de futebol e sobre estes a sigla da União "UDCSB"; na parte inferior um pôr do sol laranja sob um mar verde, representando a proximidade da praia. Decorrem 2 festejos anuais, um dia 20 de Maio e outro no 3º fim de semana de Agosto, altura do regresso da maior parte da população emigrante principalmente na França e Alemanha para as suas férias de Verão.

segunda-feira, 4 de março de 2019

Praia da Cova da Alfarroba

Praia da Cova da Alfarroba

Praia da Cova da Alfarroba possui um areal extenso.
O sistema dunar está em franca recuperação, alicerçado por cercas de madeira que permitem um melhor crescimento da vegetação.
Esta praia é bastante frequentada por pescadores e amantes de desportos náuticos.
O acesso é feito pelo Itinerário Principal 6 até Peniche, virando na segunda rotunda à direita para a Estrada do Baleal.

sábado, 2 de março de 2019

Praia do Baleal (Sul)

Praia do Baleal (Sul)

Praia do Baleal (Sul) localiza-se na zona Este da Baía de Peniche de Cima.
O areal, extenso e amplo, apresenta apenas resquícios de um sistema dunar outrora aqui existente. As águas são serenas, fruto da proteção natural proporcionada pela Península do Baleal.
A nascente, existem inúmeros terrenos agrícolas.
A praia está galardoada com a Bandeira Azul desde 1987, ano em que foi implementada no continente europeu.
O estacionamento é bastante generoso e o acesso faz-se pelo povoado de Casais do Baleal.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Praia da Almagreira

Praia da Almagreira

Praia da Almagreira tem uma fina língua areal, muito extensa, com cerca de 1,5 Km.
A entrecortar a areia, na zona central, existem diversas protuberâncias da falésia que criam vários recantos mais abrigados do vento. O mar é agitado.
Esta costa é muito procurada por amantes de desportos náuticos.
O acesso é feito a partir de Ferrel, seguindo sempre para Norte pela Rua do Talefe.



PORTUGAL VAI TER 594 PRAIAS VIGIADAS DURANTE A ÉPOCA BALNEAR: MAIS 20 DO QUE EM 2021

  PORTUGA L VAI TER 594 PRAIAS VIGIADAS DURANTE A ÉPOCA BALNEAR: MAIS 20 DO QUE EM 2021